Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog da Catraia

que, na realidade, agora são duas... Uma Catraia minhota de coração, lisboeta por obrigação, juntou-se à primeira, nortenha de berço e coração para, juntas - YUPI! - partilharem um blog:)

Blog da Catraia

que, na realidade, agora são duas... Uma Catraia minhota de coração, lisboeta por obrigação, juntou-se à primeira, nortenha de berço e coração para, juntas - YUPI! - partilharem um blog:)

Comer bem... muito bem... no Tapabento!

Ontem foi noite de jantar de amigas e queríamos um sítio diferente que nenhuma de nós conhecesse e que não fosse um dos sítios mais comuns para jantares de natal, porque queríamos poder conversar à vontade sem sermos convidadas a sair (como muitas vezes acontece nestas alturas em que os restaurantes querem fazer mais do que uma ou duas rodadas de mesas). Depois de alguma indecisão escolhemos o Tapabento.

O Tapabento fica na Rua da Madeira, mesmo ao lado da Estação de S. Bento, no Porto. A entrada passa despercebida, não há muita iluminação à noite e não havia gente à porta como poderia ser de esperar numa sexta-feira à noite em época de jantares natal, o que terá certamente a ver com o facto do restaurante estar cheio e a funcionar, diria eu, exclusivamente com reservas. Ao contrário, mal se entra somos recebidos numa atmosfera luminosa cheia de cores e elementos tradicionais, um cheirinho a pratos que nos fazem sentir em casa e, aquilo que mais me marcou, um sorriso na cara das todas pessoas que nos rodeiam. Não só as que estavam sentadas a jantar, mas sobretudo das pessoas que são a cara do restaurante, e isso é, francamente, o que mais faz a diferença, porque nos sentimos bem vindos e queremos ficar.

O jantar foi incrível. Não só tivemos todo o tempo do mundo para conversar, demorar a escolher o que íamos pedir do fantástico menu, como pudemos comer com toda a calma do mundo durante as 3h30 em que lá estivemos. Sim, 3h30 de conversa e de pratos deliciosos, servidos com todo o orgulho e com todo o cuidado (desde perguntar quando queríamos as navalheiras quentes, até o virem trocar os pratos quando terminamos para podermos comer a salada grega sem o molho à bulhão pato) e sempre, repito sempre, com um sorriso na cara. 

Bem, vamos aos pratos. Confesso que o entusiasmo nos levou a pedir pratos a mais e já nem conseguimos comer a sobremesa, o que foi, verdadeiramente, uma falha. Mas tudo o que comemos foi super bem servido e estava incrível.

Para começar pedimos uma Sopa de Peixe, cheia de peixe e camarão como se quer e um caldo super saboroso. Depois, Tomate assado com chévre, goji, mel e nozes, verdadeiramente saboroso, com sabores e texturas muito bem combinados.

 

 

Tomate assado com chévre no Tapamento

 

A seguir um Carpaccio de novilho muito bem conseguido, com uma carne tenra e muito saborosa. Como se não bastasse, ainda pedimos umas Navalhas Frescas grelhadas ao alho e mergulhamos automaticamente o pão no molho como se não houvesse amanhã. Vinham quentinhas, tenras e cheias de sabor. Para terminar, porque não conseguimos ir à sobremesa, a Salada Grega que estava perfeita.

 

Salada Grega no Tapabento

 

Desculpem a falta de reportagem aos outros pratos, mas normalmente isso é sinal de que a comida e o ambiente são tão bons, e puxam tanto por mim, que fica tudo em segundo plano... 

No final, saímos com a certeza de um excelente jantar! Vale a pena quando somos assim recebidos.

Obrigada Tapabento!

 

 

2 comentários

Comentar post