Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog da Catraia

que, na realidade, agora são duas... Uma Catraia minhota de coração, lisboeta por obrigação, juntou-se à primeira, nortenha de berço e coração para, juntas - YUPI! - partilharem um blog:)

Blog da Catraia

que, na realidade, agora são duas... Uma Catraia minhota de coração, lisboeta por obrigação, juntou-se à primeira, nortenha de berço e coração para, juntas - YUPI! - partilharem um blog:)

Quando queremos as sobras da sobremesa!

Hoje é dia de aproveitar sobras!

Estão a ver aquele bolo de chocolate que fizeram como sobremesa para aquele jantar de amigos, mas ficou um bocadinho seco e sobrou bastante? Ou aquele bolo maravilhoso tipo pão de ló seco que comeram em casa da avó ou dos pais no fim de semana e sobraram umas fatias que dá pena estragar?

Descobri a solução ideal! Uma maravilhosa sobremesa fria, em camadas, sugestão do blog Be Nice, Make a Cake, com os aproveitamentos destes pecados que não podem, nunca(!), ir para o caixote do lixo.

 

 

Ingredientes:

700 g Sobras de Bolo de Chocolate ou outro que combine bem
200 g Framboesas Frescas (ou outro fruto que combine com o tipo de bolo: ananás; morangos; pêssego, etc.)
150 g Compota de framboesa
750 g Queijo mascarpone
4 c. sopa Aroma de Baunilha
4 c. sopa Açúcar em pó
200 ml Café (opcional)
200 g Framboesas para decorar
125 g Groselhas para decorar

 

Preparação:

Para começar a preparar o trifle, desfaça com as mãos o bolo em migalhas grossas e reserve. Na batedeira, bata o mascarpone com a baunilha e o açúcar em pó, até obter um creme homogéneo.
Numa taça transparente (para se poderem ver as camadas), comece por fazer as camadas do trifle: Coloque dois punhados de migalhas de bolo (caso do bolo estar já seco, regue com um pouco de café ou licor); depois coloque 3 a 4 colheres de sopa de compota de framboesa e barre uniformemente; junto à borda da taça, faça um anel com o creme de mascarpone e por fim disponha as 200g de framboesas uniformemente. Repita as camadas mais uma vez e finalize o trifle com creme de mascarpone espalhado uniformemente. Leve ao frio.
Na hora de servir o trifle, decore-o com framboesas e groselhas.

 

E fica tão bonita para servir! 

Estou capaz de ir fazer um bolo só para sobrar... a sério que estou...