Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog da Catraia

que, na realidade, agora são duas... Uma Catraia minhota de coração, lisboeta por obrigação, juntou-se à primeira, nortenha de berço e coração para, juntas - YUPI! - partilharem um blog:)

Blog da Catraia

que, na realidade, agora são duas... Uma Catraia minhota de coração, lisboeta por obrigação, juntou-se à primeira, nortenha de berço e coração para, juntas - YUPI! - partilharem um blog:)

Para cozinhar a ouvir... e depois saborear!

Uma das coisas que mais gosto (gostamos lá em casa) é cozinhar enquanto ouvimos música.

É um prazer enorme sentir a música e abrandar o nosso ritmo, se for esse o caso, ou acelerá-lo e até dar uns passinhos de dança com a colher de pau na mão (sim, porque lá em casa a colher de pau ainda impera, digam o que disserem os adeptos das colheres de plástico!). Melhor, só mesmo se também estivermos acompanhados por um copo de vinho (aqui não há preferências claras, seja ele qual for desde que seja apreciado).

 

Ora, uma das últimas receitas que experimentamos foi uma Salada de Arroz Oriental, que encontramos aqui, mas que decidimos inovar e fizemos com quinoa branca. É uma receita super simpes e óptima para fazer num dia de semana em que temos menos tempo disponível, mas em que nos apetece uma refeição de conforto e um momento de evasão do stress diário.

 

Ingredientes:

1 colher sopa Azeite

1/2 Cebola

1 Chávena de Grão de Bico

1/2 colher chá Cominhos

1 chávena de Arroz ou Quinoa Branca

Pimenta moída ou Piri-Piri a gosto

Tâmaras (a gosto)

Folhas de Menta (a gosto)

Salsa picada (a gosto)

Queijo Feta (a gosto)

 

Preparação:

Aquece-se azeite numa frigideira e junta-se meia cebola (cortada às rodelas finas).

Mexe-se durante cerca de 5 minutos ou até estarem cozidas e a começar a caramelizar.

Retira-se do calor e adiciona-se 1 chávena de chá de grão de bico pré-cozido, meia colher de cominhos em pó e sal a gosto. Pode também adicionar-se pimenta ou piri-piri moído.

A isto adiciona-se uma chávena de quinoa branca previamente cozida, tâmaras cortadas aos pedaços pequenos, folhas de menta picadas e salsa picada a gosto.

No final, mistura-se tudo. 

Para um toque mais fresco e salgado, experimentamos juntar queijo feta aos cubos e devo dizer que recomendo!

 

Ora, então e a música que serve de inspiração?

A sugestão vai para Urvasi Urvasi de Kadhalan | A.R Rahman.

 

 

Espero que experimentem a combinação!

E que esta inspiração vos lembre que é importante aproveitar os pequenos prazeres da vida com aqueles que mais gostamos, mesmo que seja com algum patudo que tenham em casa!