Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog da Catraia

que, na realidade, agora são duas... Uma Catraia minhota de coração, lisboeta por obrigação, juntou-se à primeira, nortenha de berço e coração para, juntas - YUPI! - partilharem um blog:)

Blog da Catraia

que, na realidade, agora são duas... Uma Catraia minhota de coração, lisboeta por obrigação, juntou-se à primeira, nortenha de berço e coração para, juntas - YUPI! - partilharem um blog:)

Fomos experimentar o Puro 4050 e é "stato delizioso"

Um destes dias fomos conhecer um dos restaurantes novos no Porto - o Puro 4050 - no Largo de São Domingos.

Íamos com as expectativas elevadas depois do que tínhamos lido sobre o espaço, o chef e o menu, mas a verdade é que não ficamos nada desiludidos, nem com o espaço - com uma decoração de estilo colonial, muito cozy e à meia luz, em que a esplanada exterior coberta tem um foco especial, até ao menu, que nos deixa logo com vontade de regressar para poder provar mais coisas mesmo sem termos começado ainda a comer.

No menu o destaque vai para as mozzarellas de búfala – normal, fumada, afumicata, bocconcini e burrata, que chegam todas as semanas de Campana. De Itália vem também a manteiga de búfala servida como couvert, e a charcutaria – presunto, mortadela, coppa, bresaola. E, claro, o enorme parmigiano assente no balcão à vista de quem quiser espreitar não poderia vir de outro sítio a não ser, também, Itália.

A ideia é que cada um possa criar o seu menu, partindo das mozarellas, para as saladas ou vegetais que as podem acompanhar, a charcutaria, as carnes cruas ou semi-cruas (como o maravilhoso Carpaccio tradicional com parmesão e rúcula que pedimos ontem), patés e queijos, as tostas de focaccia, a focaccia clássica ou as focaccias de pizza. Para além destas perdições, ainda há pastas e risotos ou carnes, para dividir, tal como aconselha o menu, se já não tiver muita fome.

Depois de alguns minutos a tentar decidir o que provar, acabamos por decidir partilhar os bocconcini, acompanhados por uma mistura de rúculas com mostarda e mel, mortadela de Bolonha, o Carpaccio tradicional com parmesão e rúcula e uma focaccia de pizza Alho Negro quente, com pimentos piquillo e cebola caramelizada (um pouco doce demais para o nosso gosto, mas com uma massa perfeita!!!). E, claro, não podia falhar a sobremesa que foi, para nós claramente, o ponto alto da noite - uma maravilhosa e perfeita tarte de ricotta de búfala com doce de abóbora e canela (tudo no ponto certo, incluíndo a temperatura da tarte, bem fria, como se quer!).

puro4050_1.jpg

puro4050_3.jpg

puro4050_2.jpg

puro4050_4.jpg

copyright Ana Pinho

 

Para acompanhar esta degustação, pedimos o único branco italiano na carta de vinhos - Villa Vescoville Pinot Grigio Trentino DOC, um vinho ligeiramente frutado mas com boa acidez, que acompanhou de forma perfeita um jantar que se pretendia leve e fresco.

Ah! E não podemos deixar de agradecer o maravilhoso serviço de ontem. Desde a recepção à saída fomos muito bem recebidos por pessoas simpáticas, bem dispostas e notoriamente orgulhosas do projecto pelo qual estão a dar a cara e isso é a melhor forma de receber! 

 

  • Qualidade da comida: 🍴 🍴 🍴 🍴 🍴

  • Qualidade do serviço: 🍴 🍴 🍴 🍴 🍴

  • Espaço envolvente: 🍴 🍴 🍴 🍴 🍴

  • Média de Preço: 20€ - 25€ pessoa (incluindo uma garrafa de vinho)

 

No final ficou a vontade de regressar e experimentar mais pratos desta maravilhosa carta que nos transportou para Itália e nos fez viajar sem sairmos da nossa cidade... Obrigada!

 

a Catraia nortenha