Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog da Catraia

que, na realidade, agora são duas... Uma Catraia minhota de coração, lisboeta por obrigação, juntou-se à primeira, nortenha de berço e coração para, juntas - YUPI! - partilharem um blog:)

Blog da Catraia

que, na realidade, agora são duas... Uma Catraia minhota de coração, lisboeta por obrigação, juntou-se à primeira, nortenha de berço e coração para, juntas - YUPI! - partilharem um blog:)

Comer bem... e fora de casa!

Ora, uma foodie que se preze não pode só comer bem em casa, também tem que alargar as suas experiências culinárias em novos sítios, novas cozinhas e novas experiências. E tenho que admitir que essa é uma das coisas que me dá mais prazer! Especialmente à sexta-feira, para entrar em grande no fim de semana. 

Por isso, na passada sexta-feira, fui experimentar, ou melhor, a palavra certa seria re-experimentar (já lá tinha ido duas ou três vezes almoçar há mais de 3 anos com um grupo de amigos do trabalho da altura e a memória era óptima!) o Essência - Restaurante Vegetariano, e voltei a apaixonar-me pelo sítio e pela cozinha.

 

Reservei mesa para duas pessoas durante a tarde e quando chegamos, às nove, o restaurante estava cheio! Fomos muito bem recebidos e a mesa onde ficamos, num nicho da parede da sala, era muito confortável e intimista (o que me agrada sempre).

Quando a carta chegou foi um problema! A ementa parece toda(!) ela deliciosa, desde as entradas, às opções de prato principal e sobremesas. Aliás, a dificuldade é que, depois de ver a lista de sobremesas, começamos seriamente a pensar fazer uma refeição só de doces! 

Bem, lá acabamos por pedir uma entrada para partilhar: uma Sandwich de legumes assados em fritata fina de vegetais com um vinagrete de framboesa que estava divinal!

Para pratos principais, escolhemos um Caril de legumes, manga e leite de côco, para ela (eu! ahahah), e uns Raviolis de espinafres e tofu em marinada de açafrão e molho de tomate, para ele. Ambos os pratos estavam muito bem confeccionados, sabores equilibrados e com aquele aroma de "acabado de fazer" que num restaurante nos agrada sempre. 

Para sobremesa, a opção partilhar não era, de todo, uma opção! A selecção foi para uma Tarte gelada de cardamomo com praliné de noz da macadâmia, para ele, e uma Tarte fresca de maracujá com iogurte grego e pistachios, para mim. A única coisa a que tiramos fotografia, como está bom de ver... gulosos (?), nada disso! Claro que as colheres voaram pela mesa e acabamos por partilhar ambas as sobremesas. Valia a pena, acreditem!

essencia.jpg

O balanço final foi muito positivo. Não só a cozinha fez jus às minhas memórias e ao que tínhamos lido, como o serviço, impecável e simpático, nos fez querer voltar. Obrigada por nos terem recebido tão bem Essência!

 

Uma nota: apesar de estar cheio, como tem uma boa acústica, conseguimos conversar a noite toda sem nos sentirmos incomodados, ou sem termos de nos calar para deixar falar os vizinhos do lado, como tantas vezes acontece!