Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog da Catraia

que, na realidade, agora são duas... Uma Catraia minhota de coração, lisboeta por obrigação, juntou-se à primeira, nortenha de berço e coração para, juntas - YUPI! - partilharem um blog:)

Blog da Catraia

que, na realidade, agora são duas... Uma Catraia minhota de coração, lisboeta por obrigação, juntou-se à primeira, nortenha de berço e coração para, juntas - YUPI! - partilharem um blog:)

Brunch no Porto. Onde? Eu já descobri!

Este domingo foi um dos raros dias de fim de semana em que não tínhamos um almoço previamente combinado e que pudemos acordar com o sol a entrar pelas frinchas da pressiana do quarto e pela porta mal fechada e sentir a calma de quem não tem para onde ir (é incrivelmente relaxante, deixem que vos diga!). Mas como dois bichos carpinteiros não se dão em casa muito tempo, foi com o mesmo relaxe que decidimos que queríamos aproveitar o dia de sol e ir experimentar um brunch!

Fizemos algumas pesquisas de brunch no Porto, porque queríamos um sítio calmo (tendo em conta que a decisão foi tomada perto do meio dia e não estávamos com vontade de esperar), com um menu interessante e diferente, e com uma boa relação qualidade-preço, que também é importante. E devo dizer que encontramos o nosso sítio - a OFICINA Café Criativo.

A OFICINA Café Criativo, como o próprio espaço descreve, "alberga no mesmo espaço um atelier criativo de personalização/reciclagem de mobiliário (actividades realizadas ao vivo e ao olhar de todos), uma galeria, uma loja e uma cafetaria/petiscaria. É um espaço dinâmico, em permanente mutação e onde se respira criatividade, que coloca a tónica nos processos criativos de concepção e execução dos objectos, e que promete inspirar todos aqueles que por lá passarem com formas, cores, aromas e sabores." E devo dizer que a descrição não podia estar mais bem conseguida. 

A inspiração sente-se à entrada. À medida que se percorre o corredor até à cafetaria/petiscaria, os olhos vão pousando sobre os pormenores: o atelier visível a quem passa com um ar muito "raw", os objectos de arte expostos, a loja de produtos portugueses que nos cativa e faz com que queiramos levar tudo para casa, e a decoração com as mesas diferentes, as cadeiras cada uma da sua nação, mas todas em harmonia, tudo para que nos apeteça parar, sentar, respirar os aromas e apreciar os sabores que nos vão ser servidos. Lá fora, o espaço exterior está, também ele, convidativo a este, diria eu sem chocar ninguém, "pastar". A este estar com a calma de quem vem apreciar os pormenores, com mesas corridas para grupos maiores e uma "cama de rede" para quem quiser ficar. 

E o Brunch, perguntam vocês? É maravilhosamente servido à mesa aos sábados e aos domingos, das 12h às 15h. Mas também pode ser à semana, por marcação. De qualquer forma, se não quiserem arriscar, reservem!

Este foi o nosso menu no Domingo...

oficinacc.jpg

 Tábua de frutas da época

Pães variados (alentejano, de mistura, de alfarroba, etc.)

Scones caseiros

Trilogia de manteigas

Compotas e mel

Tábua de queijos curados e frutos secos

Tostinhas de requeijão, estragão, limão e mel

Ovo no forno com espinafres e cogumelos

Salada quente de legumes com sésamo e queijo da ilha

Batata doce tostada no forno com ervas aromáticas

Sobremesa (de acordo com a disponibilidade do dia - mousse de chocolate, fatia de bolo, iogurte grego com granola ou com fruta, entre outras)

 

1 bebida fria (à escolha entre sumo de fruta natural, néctar, copo de vinho, cerveja, água com ou sem gás)

1 bebida quente (à escolha entre café/descafeinado, café americano, meia de leite, cappuccino, caffè latte, chá)

14€ por pessoa

 

Como opções, escolhemos um sumo natural de maçã e morango, para sobremesa um brownie, maravilhosamente feito, e iogurte grego com suspiros e romã, que me fez suspirar muitas e muitas vezes, e para terminar um belo cafézinho.

Confesso que já estou a salivar só de ver as fotografias e ler a descrição do menu... Parabéns OFICINA Café Criativo. Continuem a inspirar-nos!

 

6 comentários

Comentar post